9.8.08
A ilha de boipeba inaugura Centro Ambiental Mboi Pewa, uma iniciativa louvável da Amabo, com o apoio da Petrobras.
Jussa e Achim, os principias impulsionadores deste projecto feito realidade colocam o tema ambiental como prioridade para o desenvolvimento sustentavel da Ilha.
Um espaco multiusos, com um salão para reuniões equipado com meios audiovisuais e um escritório de administração, foi dado a conhecer à comunidade.
O novo Centro Ambiental no coracão de Velha Boipeba apresentará palestras, filmes educativos e outros meios de cunho socioambiental.
Com a missão de Realizar atividades educativas para informar e sensibilizar os moradores e visitantes da Ilha de Boipeba sobre a importância da preservação ambiental,o novo Centro tem como principias objectivos o tratamento do lixo e a melhoria da imagem de Boipeba.
Mais de cem pessoas participaram do evento.
Entre moradores e visitantes estavam presentes o Prefeito de Cairu e representantes da sociedade boipebana.
Achim, um dos impulsionadores deste projecto,ressaltou que um dos objetivos é a busca da implantação de uma coleta seletiva de lixo para a Ilha. Em seu discurso, o Perfeito mencionou a boa organização da comunidade de Boipeba e lançou o desafio à Amabo, de procurar a Prefeitura com o objetivo de fazer uma parceria para implantar a coleta seletiva de lixo na localidade
Ao longo dos últimos anos, foram descobertas grandes reservas de gás na bacia sedimentar de Camamú, onde se situa a Ilha de Boipeba. Estas descobertas revelaram as riquezas da região, mas também causam apreensão entre os moradores e visitantes de Boipeba, quanto aos impactos sócio-ambientais.
Envolvida no processo de acompanhamento das atividades petrolíferas, a Amabo apresentou à Petrobras uma proposta de educação ambiental para Boipeba. Após um período de negociação e ajustamentos, a Petrobras acatou a proposta e no dia 10 de janeiro de 2008, foi assinado um convênio com o objetivo de proporcionar condições financeiras para viabilizar o projeto "CENTRO AMBIENTAL MBOI PEWA".